Contato : (41)3088-2130, Email : atendimento@saui.com, Endereço : Rua 29 de Junho, 37 - Curitiba - PR
Capa ebook

O TELHADO LÁ DE CASA

Vida e Obra de Arquiteto

É um livro autobiográfico escrito em 2013 por Elgson Ribeiro Gomes, grande personalidade paranaense, pouco antes de sua morte, em março de 2014. Arquiteto e engenheiro que está por trás de alguns dos edifícios mais emblemáticos que fazem parte da paisagem da capital paranaense, foi um dos 5 fundadores do curso de Arquitetura da Universidade Federal do Paraná - UFPR.


COMPRAR
Comprar este livro na Livrarias Curitiba R$40,00

"Sinto um orgulho imenso de poder apresentar este livro, pois, além do homem vencedor, aparece nele também o grande ser espiritual que cita Einstein e sua máxima: Deus não joga dados " - HELENA HELOISA WANDERLEY RIBEIRO.

   Depoimento do Autor

Áudio Book

ACESSIBILIDADE GARANTIDA - esta obra também encontra-se produzida no formato de áudio.

Sobre o autor

Natural de Florianópolis, Elgson formou-se engenheiro civil pela UFPR, em 1945, e arquiteto em São Paulo, pela Mackenzie, em 1958. Em seguida foi fundador e professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPR de 1963 a 1992.

Responsável pela mudança de parcela significativa da paisagem moderna da capital paranaense, são de autoria do arquiteto os projetos de alguns dos mais importantes edifícios da região central da cidade. Entre eles destacam-se o Barão do Cerro Azul (Rua Prefeito João Moreira Garcez), o Banrisul (esquina das Marechais), o Nosso Banco (Av. Mal. Deodoro) e o Parque das Graças (Av. Manoel Ribas), além de muitos outros

Para o arquiteto Sérgio Parada, o professor Elgson será sempre referência e exemplo, tanto para a arquitetura como para os arquitetos do Brasil. “ Eu o conheci como profissional e cidadão e não posso deixar de destacar a forma ética com que conduzia seu trabalho. Colaborei em seu atelier do primeiro até o último dia de aula na Universidade, ou seja, de 1969 a 1973. Além de pensar a arquitetura no detalhe, seus projetos sempre tinham a marca da sua preocupação com as necessidades das pessoas sem, no entanto, esquecer do coletivo. Sempre afirmava que o ofício da arquitetura era um sacerdócio, e somente assim poderia ser compreendida”.

O arquiteto Salvador Gnoato, conselheiro suplente do CAU/BR, pelo Paraná, ressalta a importância da trajetória do arquiteto quando o assunto são projetos residenciais. “Elgson impôs um determinado padrão de projetos para edifícios residenciais, com racionalidade e eficiência, que se tornaram referência na cidade”, destaca.

  • Nome Elgson Ribeiro Gomes
  • Profissão Professor e Arquiteto
  • Nascimento 1922
  • Falecimento 2014
  • Principais Obras

    Ele projetou mais de 20 edifícios famosos de Curitiba. Outras de suas obras são o Edifício Souza Naves (1953), na esquina da Rua Cândido Lopes com a Rua Desembargador Ermelino de Leão; o Edifício Itália, no cruzamento da Rua Fernando Moreira com a Rua Visconde de Nacar; e o Edifício Provedor André de Barros, na Travessa Jesuíno Marcondes, de frente para a Praça Osório. Os três igualmente ficam no Centro da capital.